Conteúdo

O blog atém-se às questões humanas. Dispensa extremismos ou patrulhas. Que brilhe a sua luz. Bem-vindo e bem-vinda!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Amigos e amigas do blog, grato pelos acessos a este singelo espaço. O natal chega inexorávelmente apesar de todas as previsões e profecias. Mesmo que não fosse nenhum fato histórico, a data tem um símbolo forte e emblemático, uma reflexão que não passa pelas cabeças das crianças, mas o natal é um divisor de águas, vai acabando o ano e você merece alguma coisa, não? Espero que ganhe mais que um textinho deste blogueiro, se não, o faço com carinho e respeito.
Ah, gostaria de uma crônica como diz o nome do blog, mas abaixo você pode escolher o papai-noel que quiser, gordo, magro, mas quem é o papai-noel seu, está aí entre os culpados pelo seu natal?
Camilo - o blogueiro
Mentiras de natal
Você acredita em papai-noel?
Eu? Se eu acredito... Num sei. Por um lado sim, sou supersticioso talvez. Por outro lado não, claro, papai-noel, duendes, espíritos, não existem é coisa da fantasia – mas... fantasia existe e é forte em todos nós.
Então passemos à pergunta mais crucial, o que é fantasia?
No mundo moderno e prático é puro delírio, mentira, ilusão, utopismo até.
Segundo uma amiga psicóloga, fantasia é uma representação instintiva em nossa mente. O que significa dizer que precisamos dela, é parte integrante da psique.
Leonardo Boff em seu livro O destino do homem e do mundo diz que fé seria como quando uma criança acorda no meio da noite chorando e sua mãe vai consolá-la e diz que está tudo bem. Tudo bem? No mundo ocorrem guerras, injustiças, mas a criança volta a dormir. A mãe mentiu?
Vivemos no natal uma fantasia coletiva e boa, de fraternidade universal, quer seja pelos presentes, alusão aos que os magos deram ao menino-rei, quer sejam pelas historietas que se contam. O clima muda, ainda que alguns que se julgam com o monopólio de Jesus venham dizer que se esqueceram do aniversariante, este que tem todas as datas do calendário da cristandade. Na verdade, nesta discussão toda, acho que todos querem ganhar presentes, nem que seja uma lembrancinha, até o padre, o pastor, o médium, a faxineira, o lixeiro do alto de suas vassouras a nos dar seu feliz ano-novo e que Deus lhes pague e nos livre do lixo nosso de cada dia, a desídia e a elucubração vã, reciclem a fantasia do nosso natal, da fraternidade universal, visível na forma do natal e invisível na utopia – isso é fantasia.
Meu amigo Vivaldo diz que todos gostam de ser bem tratados, ainda que o sejam por falsa educação. Acredito. É melhor ser bem tratado que mal tratado, ainda que não sejamos tratados como gostaríamos.

2 comentários:

  1. Feliz Natal para você e família... com fantasias, com papai-noel... bem gordinho, sim! Viajemos na inspiração mágica do momento...
    Abração da Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Célia, a você com muito amor e paz e que o ano vindouro seja de concretizações.
      Abração
      Camilo

      Excluir

Seu comentário é valioso. Grato.